PAI CELSO DE OXALÁ

Pai Celso de Oxalá nasceu em uma família católica no dia 18 de abril de 1955 na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo.

Doente desde muito criança, quando aos 12 anos piorou muito e um médico constatou que ele tinha tuberculose. Um vizinho sensibilizado com seus pais, os levou até um Pai de Santo que conhecia.

Era Pai Diniz de Osum, Osun Ofá Bi Omim Diniz Neri Pereira, que tinha o candomblé dele na Areia Branca, em Santos, onde através do Jogo de Búzios orientava o destino de vida de pessoas, não importando o sexo, raça, credo, etnia ou cor.

Ao chegar a casa de Pai Diniz de Osum, Celso entrou em transe com seu Orixá pela 1ª vez.
Após cuidar de Celso, Pai Diniz disse a ele que precisava fazer o Santo, para assim, "criar" a energia de seu Orixá, Ogyian (Oxalá).

Celso deveria zelar por seu Ogyian, juntamente com Osum, Ajori Eleda, seu segundo santo que também rege sua cabeça. Aos 13 anos, portanto há 44 anos, Pai Celso de Oxalá se recolhia para sua iniciação".

ORIGENS

No dia da cerimônia principal de sua iniciação, o Avô de Santo de Pai Celso de Oxalá, Baiano (Valdemiro Costa Pinto, também conhecido no meio do candomblé como Valdemiro de Xangô), estava presente e, como homenagem, Pai Diniz de Osum entregou a ele "Baiano" a responsabilidade de sua iniciação.

Pai Celso então passou a ser ser filho de axé de "Pai Diniz" e ao mesmo tempo de Valdemiro de Xangô.

O axé do Babalorixá Valdemiro ("Baiano"), assim como o de Pai Diniz, seu filho, era originalmente de rito fon. Posteriormente, "Baiano" interessou-se pelo rito Ketu, em parte devido ao isolamento em que se encontrava o Fon, também pelo seu interesse pela beleza e riqueza ritual do rito Ketu.

Filiou-se então ao Axé do Gantois, na Bahia, tornando-se filho de Mãe Menininha, já falecida, axé ao qual Pai Celso de Oxalá passou a pertencer também, na qualidade de filho do babalorixá Valdemiro de Xangô.

rua gregório de morais rego, 91 | jardim consórcio | santo amaro | são paulo |sp
telefone consultas - 11 5563.7655 | telefone do templo - 11 4714.0200
Copyright © 2007-2012 PAI CELSO DE OXALÁ | São Paulo | Brasil